CGD deve aumentar capital com recursos próprios.

O memorando de entendimento entre a ‘troika’ e o Governo prevê um aumento de capital na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a simplificação da estrutura do grupo financeiro estatal, através da venda de subsidiárias não ‘core’.

O objectivo, de acordo com o documento que agora servirá de base à negociação entre a ‘troika’ e os partidos, é aumentar a base de capital do banco estatal para os novos níveis que serão exigidos.
No capítulo dedicado à protecção do sistema financeiro, o memorando de políticas económicas e financeiras refere que irá “simplificar o grupo estatal CGD, para aumentar a base de capital do banco como necessário”. É considerado que o balanço do banco “deve ser optimizado”, na medida em que se trata de uma instituição que tem um papel central no sistema financeiro.

Melhoria da base de capital e do ‘governance’

No mesmo documento adianta-se que “é esperado o banco CGD aumente o capital para os novos níveis exigidos [10% de acordo com o previsto no memorando] através de recursos internos do grupo”. Além disso é referida ainda a necessidade de uma “melhoria no ‘governance’ do grupo”.

A concretização deste objectivos vai exigir um programa “mais ambicioso” para além da privatização da Caixa Seguros- braço do grupo CGD para o sector dos seguros- prevista também no memorando.

De acordo com o documento, o programa deverá incluir “a venda gradual de todas as subsidiárias não ‘core e, se necessário, uma redução das actividades no exterior”.

A Caixa Geral de Depósitos, que ainda não divulgou os resultados consolidados do primeiro trimestre deste ano, tinha, no final de Dezembro de 2010, um rácio ‘core tier 1′ de 8,8% (o rácio ‘tier 1′ era de 8,9% e o de solvabilidade de 12,3%).

O resultado líquido consolidado do grupo CGD recuou 10,2% no ano passado, face a 2009, para 250,6 milhões de euros, “fortemente penalizado pelo registo de imparidades em operações financeiras e outros títulos, no valor de 339,1 milhões de euros”, de acordo com o relatório de actividade. Económico

About these ads

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s