Como morar na Estónia sem morar na Estónia? Digitalmente

Por apenas 50 euros, os interessados podem ter uma identificação que lhes permite ter uma vida digital na Estónia, assinando documentos e mantendo empresas.

O Parlamento da Estónia aprovou na terça-feira uma lei que permite que estrangeiros possam comprar uma identificação digital estónia, reporta o Wall Street Journal. Esta “identidade digital”, diz um secretário-geral do governo estónio, Taavi Kotka, vai ter uma garantia estatal de que o utilizador é quem diz ser.

Quem tenha esta identificação vai poder usar serviços estatais online, registar e gerir uma empresa, usar os serviços bancários e assinar documentos.

A identificação vai custar 50 euros, e para a obter vai ser preciso deixar dados biométricos, como as impressões digitais. Para já, esta só pode ser obtida na própria Estónia, mas o governo espera que, para o ano, as candidaturas já possam ser feitas em embaixadas. Assim, estrangeiros poderão ser “residentes eletrónicos” da Estónia sem nunca ter entrado no país.

A Estónia, que é já uma grande força tecnológica, é a primeira a criar esta “e-residência.” Foi o primeiro país a implementar o voto online nas eleições gerais. O Skype é só uma de grandes empresas tecnológicas com sede no país.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4194876

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s