Canadá cria visto expresso e convida trabalhadores portugueses.

Aos jovens e não só estejam atentos, pois pode ser de muita utilidade e uma grande oportunidade de vida!

“A partir de Janeiro vai ser mais fácil e rápido ter um visto para o Canadá. O país convida trabalhadores e estudantes portugueses a concorreram às oportunidades disponíveis.

O Canadá vai lançar um “visto expresso” para facilitar a captação de emigrantes. A partir de Janeiro do próximo ano, vai ser mais fácil conseguir uma autorização para trabalhar ou estudar no país. “Bastará fazer um registo electrónico gratuito, enviar certificados de domínio de língua estrangeira e de validação dos diplomas académicos” explica Miguel Robichaud, Primeiro Secretário da Embaixada do Canadá em Paris. Depois, todos os pedidos serão colocados numa base de dados onde o governo e as empresa privadas “poderão escolher os melhores candidatos para emigração permanente”, sublinha o diplomata. Os seleccionados vão receber um “convite do governo”.
Actualmente, o processo é muito mais complicado e moroso: “era necessário esperar, esperar e esperar depois de enviar um pedido formal em papel”, explica o responsável pela emissão de vistos de residência em Portugal e noutros 13 países. Com as novas regras as autoridades deverão responder, no máximo, em seis meses. Esta revolução no sistema de vistos “pode ajudar a economia do Canadá porque as pessoas que queremos assim chegarão mais rapidamente”. Com esta simplificação do sistema de vistos, o governo pretende atrair 300 mil emigrantes, mais 50 mil que no ano anterior.
“Actualmente existe uma grande comunidade de portugueses no Canadá (quase meio milhão) e queremos aumentar a relação entre os dois países”, sublinha o embaixador Jeffrey Marder, adiantando que o objectivo “é ainda aumentar o número de portugueses a estudar no Canada”.

Há oportunidades de trabalho em todas as áreas
Quanto a sectores “há oportunidades em todas as áreas”, acrescenta Miguel Robichaud. “Os portugueses podem conseguir empregos muito bons e integrar-se facilmente nas comunidades do Pacífico ao Atlântico”, diz. Os portugueses são bem vistos como “uma comunidade que trabalha muito e por isso queremos mais”.
Paul Santos, Coordenador de Marketing da York University, diz que o Canadá “é um país com muitas oportunidades” em que “o valor de cada pessoa é o mais valorizado” na hora de recrutar. Nem a faixa etária, nem a rede de contactos “são determinantes”, diz este canadiano, filho de portuguesas que veio a Portugal captar estudantes para a sua universidade. “Consideramos a emigração fundamental para o sucesso económico do país”, afirma. E interessados não faltam, a julgar pela enchente na feira “Study in Canada” realizada a semana passada em Lisboa.
Mais de 1.500 pessoas visitaram a Associação Comercial de Lisboa, onde decorreu o evento, para tirar dúvidas e saber como ir estudar ou trabalhar para o Canadá, considerado um dos dez países do mundo com melhor qualidade de vida. Para Tânia Henriques, uma luso-canadiana que pretende regressar ao país, “as baixas temperaturas” são o único inconveniente num país “em que as pessoas são muito acolhedoras e em que um português facilmente se sente em casa”.

http://economico.sapo.pt/noticias/canada-cria-visto-expresso-e-convida-trabalhadores-portugueses_206178.html

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s