Sem tempo para fazer exercício? 10 dicas para si

2.ESCADAS. Dizem que tomamos 10 mil decisões por dia. Quando escolhe entre escadas ou elevador é só mais uma. É tão fácil evitar a escadaria e arranjar desculpas para seguir viagem naquele sedutor elevador, não é? Mude isso, é uma bela maneira de queimar calorias e enrijecer as pernas.

3.ANDAR MAIS. Uns correm, outros andam. O Guardian diz que um estudo revelou que aqueles que correm 1.5km gastam 112 calorias. Surpreendentemente, os que andam a mesma distância gastam 88 calorias. Positivo, hein? E nem precisa de estar versão atleta, em grande forma para correrias. A ressaca do exercício também será mais soft, pois o metabolismo não fica tão acelerado – não há aquele apetite voraz para fazer asneira depois do esforço.

4.FIQUE DE PÉ MAIS VEZES. No caminho para o trabalho, ou no regresso, os olhos não descansam enquanto não veem aquele lugar vago no autocarro, metro ou comboio. É irresistível, até para casos em que são apenas duas estações. Resistir à tentação e ficar de pé mais vezes é uma boa forma de combater as doenças cardiovasculares. Mais: estar de pé queima mais 1.36 calorias do que estar sentado.

5.SACOS DAS COMPRAS COMO GINÁSIO. O conforto das compras online é um inimigo para o corpo. Aqueles sacos pesados, com garrafas e carnes, que mais parecem um suplício, esses sim podem fazer maravilhas aos braços e à saúde. Mas com cuidado: manter costas direitas, ombros para trás e cabeça bem erguida. Nota: chamar o filho mais novo para ir buscar as compras ao carro é batota, OK?

6.VER TV NO CHÃO. A um dia inteiro sentado na secretária, juntam-se momentos tranquilos a ver televisão ou a jogar videojogos. Sentado, os músculos desligam e o metabolismo desacelera. O chão poderá ser uma boa solução, sabia? É que o desconforto ou a falta de posição vão obrigá-lo a mexer e a manter-se ativo. Esta ideia é difícil de tornar sedutora, mas tente. A saúde agradece.

7.AGACHAMENTOS DIÁRIOS. Agora entramos noutro campeonato. Não é a Liga dos Campeões, mas é quase. Os agachamentos, movimento de flexão das pernas, podem ajudar e muito para um melhor funcionamento das articulações das ancas e tornozelos. Sim, vai ser duro nos primeiros dias. São músculos que não usa há muito, provavelmente, mas no futuro será importante. Experimente ficar na mesma posição, agachado durante dez minutos. Pode variar o exercício com um vaivém até lá abaixo, com as costas direitas (uma bola de pilates pode ser uma boa opção, para usar contra a parede).

8.EYE OF THE TIGER. Fazer flexões e “prancha” requerem um senhor compromisso. Antes do banho, para despertar e ativar o corpo, talvez não seja má ideia. Comece com dez, depois 20, 30… Coragem, senhoras e senhores. A “prancha” faz-se com a mesma posição, mas com os cotovelos e braços apoiados no chão. Quando sentir os abdominais a tremer ou a doer, aguente mais um minuto. Meta a tocar no rádio o “Eye of The Tiger”, para se inspirar no Rocky Balboa.

9.ELEVAÇÕES. Existem barras próprias para se colocarem assim nas portas, como na imagem, para exercitar. Este exercício funciona melhor se estiver já com andamento no anterior. Mas há uma solução para quem não consegue fazer elevações: saltar, aguentar a posição e descer devagar, devagarinho.

10.AJUDAR OS OUTROS. Esta é uma boa forma de exercitar a mente, o coração, a amizade e a consciência. E o corpo, claro está. Ora os amigos mudam de casa, ora alguém precisa de ajuda a montar alguma coisa no jardim ou em casa. Todas as desculpas são boas para mexer. Como diz o Guardian, “fitness altruísta também conta como exercício”.

11.ESQUEÇA A PREGUIÇA. Et voilà, eis que chegámos ao último ponto. Este é apenas de caráter pedagógico. Tem tudo a ver com atitude e no deixar de arranjar desculpas para não se mexer. A tecnologia ensinou e deu a possibilidade de estarmos quietos (o que seria do zapping sem o comando?), e a sociedade aplaude. Mas é importante lembrar que a saúde vai ficando para trás, ao contrário das aventuras tecnológicas. Mais: o exemplo vem de cima. A obesidade é a praga do século XXI e é crucial combatê-la com exercício físico e bons hábitos.

http://observador.pt/

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s