Dono de um VW pode anular negócio e receber o valor comercial do carro

Eu possuo um e estou a pensar em vende-lo, mas ainda não me decidi.

“ Sara Piteira Mota

DECO sugere a recolha dos veículos que seja detectado o ‘chip’ fraudulento da Volkswagen.

Se for proprietário de um dos veículos que circula nas estradas com o ‘kit’ fraudulento do grupo Volkswagen (VW) saiba que poderá pedir o dinheiro de volta aos concessionários entregando o seu carro, segundo a Associação de Defesa do Consumidor (DECO). “O cliente tem direito a anular o negócio uma vez que comprou um produto que não corresponde ao que foi anunciado. Para tal, deverá dirigir-se ao concessionário onde efectuou a compra e, em troca do seu veículo, será ressarcido com o valor comercial do mesmo”, explica ao Económico Jorge Morgado, secretário-geral da DECO.
A associação realça ainda para a importância de se fazer uma “avaliação justa” do valor a retribuir ao cliente de um carro VW caso este queria anular o negócio. “Se a avaliação comercial ao carro for feita de forma justa, ou seja respeitando os valores de mercado, esta será também uma forma de limpar a imagem da marca ou marcas envolvidas nesta fraude”, explica o mesmo responsável.
A associação já está a receber contactos dos proprietários destes carros a pedir esclarecimentos.
A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra) lamenta esta situação, principalmente numa altura em que o sector automóvel em Portugal se encontra em recuperação. “Esperemos que a situação não seja tão elevada como aquela que é assumida [11 milhões de carros]. Nem os consumidores, nem a rede de distribuição em Portugal pode ser penalizada por este escândalo”, avança o vice-presidente da ANECRA, Alexandre Ferreira. Uma coisa é certa “a relação de confiança entre o consumidor e a marca será muito afectada”. Aliás, a onda de choque provocada pelo escândalo de emissões de gases poluentes dos carros a gasóleo da VW teve como consequência “o aumento dos anúncios de venda de veículos VW nos sites da especialidade”. De acordo com o “Dinheiro Vivo”, na semana passada o número de veículos da VW à venda no Standvirtual, um dos maiores sites de comércio automóvel do país, ‘dispararam’ para mais do triplo. Em apenas cinco dias, foram colocados 450 novos anúncios de carros da marca germânica, um aumento de 216% em relação à média das últimas seis semanas.”

Dono de um VW pode anular negócio e receber o valor comercial do carro

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s