C. M. Lisboa

Desconheço a autoria, deste texto, mas pelo que conheço da CML, nada disto me custa acreditar.

“Northcote Parkinson nomeou assim a lei que leva o seu nome, ao ter observado que à medida que a Grã-Bretanha perdia as colónias, uma atrás da outra, os efectivos do departamento das Colónias do ministério da Marinha,  aumentavam.
Se Parkinson vivesse em Portugal teria acesso a um vastíssimo campo de observação que viria comprovar a sua teoria…  a começar pela câmara municipal da capital do país.

De facto, à medida que a população da cidade vai diminuindo há meio século a população dos funcionários da câmara vem aumentando a um ritmo ainda mais rápido até atingir hoje 9.956 funcionários, ou seja 1 por cada 55 residentes e o dobro de Madrid ou Barcelona, parqueados em cerca de 300 departamentos e divisões. Entre esses funcionários encontram-se (1):

  1. 330 arquitectos
  2. 101 assistentes sociais
  3. 73 psicólogos
  4. 104 sociólogos
  5. 146 licenciados em marketing
  6. 260 engenheiros civis
  7. 156 historiadores
  8. 303 juristas, cujo serviço se supõe que deve ser dar parecer sobre os pareceres que a CML encomenda a gabinetes de advocacia privados.

(1) Segundo uma informação que recebi por email de um amigo, que parece plausível quando confrontada com o «Mapa de Pessoal do Município de Lisboa». Este mapa proporciona uma leitura muito instrutiva e permite acrescentar àquela lista mais as seguintes especialidades:

  1. 170 licenciados em Economia, Gestão e Finanças
  2. 30 engenheiros agrários e agrónomos
  3. 12 engenheiros químicos
  4. 54 técnicos superiores de línguas e literatura
  5. 17 médicos veterinários fonte

Não se podem baixar imposto porque têm que se pagar os salários dos sociólogos (104 para quê? e para que servem?) 330 arquitetos (para quê se quando é preciso um, contratam um gabinete de arquitectos privado?)

Mais despesas…

Acusados de terem lesado a autarquia lisboeta em 13 milhões, Eduarda Napoleão e Carmona Rodrigues têm os seus advogados pagos ao abrigo do estatuto dos eleitos locais, apesar de parecer da PGR.
A Câmara de Lisboa está desde 2007 a pagar os encargos relacionados com a defesa judicial do seu antigo presidente Carmona Rodrigues e da ex-vereadora Eduarda Napoleão, acusados, juntamente com os restantes arguidos do caso da permuta Parque Mayer/Feira Popular, de terem lesado a autarquia em pelo menos 13 milhões de euros.
A decisão tem por base o estatuto dos eleitos locais, segundo a qual “constituem encargos a suportar pelas autarquias as despesas provenientes de processos judiciais em que os eleitos locais sejam parte”. A lei pressupõe, no entanto, duas condições para que o reembolso das custas e despesas com advogados possa ser feito: que os processos estejam relacionados com as funções desempenhadas pelos autarcas e, ao mesmo tempo, que “não se prove dolo ou negligência” da sua parte. (…)
Câmara não fala
(…)A lei não impõe limites aos gastos das câmaras decorrentes desta obrigação legal.
A Câmara de Lisboa decidiu pagar os honorários destes advogados logo em 2007, após a queda do executivo motivada pela constituição destes autarcas como arguidos. A deliberação foi tomada por unanimidade pela comissão administrativa composta por vereadores do PS e do PSD que governou o município até à realização de novas eleições. 
artigo completo
Mais despesas…
“A Câmara de Lisboa andou a promover um concerto gratuito a 5 de Outubro com Mariza no Martim Moniz. A entrada era grátis, mas convém relembrar que teve um custo à autarquia de pelo menos
28 mil euros.
O concerto do 10 de Junho, com Sérgio Godinho, também gratuito, custou
47 mil euros.
Estes são dois exemplos avulsos. Basta ir ao portal Base e pesquisar por
EGEAC e irá deparar-se com uma lista de gastos que parece não ter fim.
Mapa interactivo que lhe  mostra quantos funcionários trabalham na sua autarquia. Quantos funcionários existem por cada autarquia?

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s