Os Surpreendentes Benefícios de Fazer Tricô

O tricô tem seus usos práticos, além de ser um passatempo agradável, e se você está sempre com um novelo e agulhas nas mãos, provavelmente já sabe o quanto este velho passatempo pode ser relaxante. Bem, parece que tirar um tempinho para tricotar um belo casaco ou cobertor tem mais benefícios para a sua saúde do que você jamais poderia imaginar: Pesquisas mostram que o tricô não só é uma excelente “terapia têxtil” como também pode ter vários outros efeitos positivos sobre o seu bem-estar físico e emocional, alguns dos quais são realmente surpreendentes…

Os Surpreendentes Benefícios de Fazer Tricô
1. Tricotar possui o mesmo efeito da meditação.
Quando você aprende a tricotar corretamente e é capaz de trabalhar as agulhas sem pensar ativamente no que está fazendo, todo o processo pode ser extremamente relaxante. A ação repetitiva cria um ritmo que é ótimo para limpar a mente e oferece muitos dos mesmos benefícios de uma sessão de meditação. E ainda por cima, quando terminar, você tem o conforto adicional de poder usar a roupa ou acessório quentinho que acabou de criar!
2. Melhora suas habilidades motoras.
Os Surpreendentes Benefícios de Fazer Tricô
As diferentes ações e processos utilizados quando você tricota são controlados em áreas separadas do cérebro. Isso significa que uma boa sessão de tricô fornece um amplo exercício para a sua massa cinzenta. E irá exercitar o seu lobo frontal (responsável pela atenção, planeamento e processamento de recompensa), o lobo occipital (encarregado do processamento de informação visual), o lobo temporal (que armazena a memória), o lobo parietal (que lida com a informação sensorial e percepção espacial) e, finalmente, o cerebelo (responsável pelo movimento preciso e deliberado).
 
Quando seu cérebro envia sinais para seus nervos e músculos para realizar as ações desejadas, você está trabalhando suas habilidades motoras, o que é crucial para a sua qualidade de vida. Os benefícios do tricô nesse aspecto são tão grandes que ele tem sido usado para ajudar pessoas com a doença de Parkinson a melhorar essas habilidades.
3. Protege em longo prazo a saúde do seu cérebro.
O tricô não só tem benefícios para suas habilidades motoras como também promove outras formas de saúde do cérebro. O estímulo de tantas áreas diferentes do cérebro conforme você tricota ajuda a manter a função cognitiva, especialmente à medida que envelhecemos. Uma pesquisa da Clínica Mayo descobriu que idosos que regularmente tricotam e/ou participam de outros hobbies artísticos estão cerca de 30-50% menos propensos a desenvolver transtornos cognitivos leves do que aqueles que não o fazem.
4. Pode ajudar a prevenir artrite e tendinite.
Os Surpreendentes Benefícios de Fazer Tricô
Para manter suas articulações saudáveis, é importante usá-las. Mover as articulações dos seus dedos irá incentivar fluidos a moverem-se dentro e fora da cartilagem ao redor delas, mantendo-as bem lubrificadas e reduzindo o risco de artrite. Pesquisas mostram que as juntas perdem sua estrutura e podem quebrar se não forem exercitadas regularmente, e o tricô é uma das melhores maneiras para manter essas articulações dos dedos flexíveis. Mergulhar as mãos em água quente antes e após a sessão de tricô e usar agulhas maiores também podem ajudar neste processo.
 
5. Combate a ansiedade, estresse e até mesmo a depressão.
Não importa o quanto tentamos evitar isso, sempre experimentamos momentos de estresse e depressão em vários períodos da nossa vida. No entanto, o tricô pode ajudar a aliviar seus sintomas de várias maneiras. Mais uma vez, a natureza ‘rítmica’ do movimento repetitivo pode distraí-lo de problemas mais amplos e fornecer o que a psicóloga clínica Ann Futterman-Collier chama de “férias dos problemas”. O foco no tricô ajuda a pensar no presente e parar de se preocupar com o futuro, enquanto a natureza delicada do passatempo pode ajudar a regular o seu ritmo cardíaco e a pressão arterial também. Algumas horas de tricô podem ser um grande tônico emocional para aquelas horas em que o mundo parece estar caindo nos seus ombros!
6. Traz foco e um sentimento de realização.
Os Surpreendentes Benefícios de Fazer Tricô
Assim que você começa a tricotar aquela blusa macia ou cobertor quente, você define um objetivo para si mesmo. Se você consegue alcançar esse objetivo do começo ao fim, é provável que isso lhe traga um grande senso de realização e orgulho, e você não deve subestimar o quanto isso é bom para a sua auto-estima e bem-estar emocional. Tricotar não só um passatempo, ele tem um produto final também – e se você presentear seu produto final para um amigo ou membro da família, ou simplesmente ficar com ele para si mesmo, o sentimento de realização pode ser ótimo para o seu humor.
Pronto para começar? Dê uma olhada nesse tutorial que nós encontramos para você!
*A explicação começa aos 9 minutos e 50 segundos
Problemas para assistir a este video? Clique aqui
Créditos: Lifehack.org e Yahoo
Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s