Os Surpreendentes Benefícios do Alho

Um antigo ditado informa que, se você comer alho, espantará os vampiros à noite. Qual é a origem deste ditado e qual é mesmo o seu significado?

A ideia de que alho tem o poder de espantar vampiros e outras criaturas noturnas é uma crendice popular bem comum entre as comunidades da Europa Central. Pensava-se que o odor pungente e ativo do alho fosse capaz de manter à distância demônios, lobisomens e vampiros. Tradicionalmente, maços com cabeças de alho eram (e ainda são) pendurados nas portas, nas janelas e esfregava-se dentes de alho na entrada das casas. Outras culturas acreditam que o alho é uma relíquia de Satã que deveria ser evitada a todo o custo. Embora essas superstições hoje nos pareçam absurdas, existe uma utilidade em seu propósito.

garlic

Imagem: Keerati/ freedigitalphotos.net

O alho é o mais poderoso antibiótico que existe na natureza, Esta insuspeita planta pode ser utilizada para tratar uma variedade de problemas relacionados ao coração e ao sangue, tal como pressão alta ou elevado nível de colesterol, sendo usada até mesmo para prevenir tipos comuns de câncer, como os de cólon, estômago e de mama. Isso se deve a uma substância química chamada alicina,a mesma que dá ao alho o seu odor característico e, provavelmente, o motivo para as pessoas acreditarem em vampiros.

Estudos têm demonstrado que a alicina pode ser de imensa ajuda para perder peso e pode até mesmo auxiliar na cura do resfriado comum. Ainda assim, é importante salientar que os maravilhosos poderes do alho ficam melhores quando ele é consumido descascado, cru e amassado, e quando é utilizado apenas como remédio. Aqui estão as maneiras de enfrentar vampiros da vida real, como gripe e outras doenças:

1. Cura de resfriados e febre

O chá de alho é um eficaz curativo para resfriados e febre. Para tanto, ferva um pouco de água, coloque numa xícara e nela ponha 1-2 dentes de alho fresco descascado e amassado, um pouco de suco de limão e um pouco de mel (para melhorar o gosto). Beba tudo de uma vez. Repita este chá com frequência, até que a febre ou os sintomas do resfriado desapareçam.

garlic chopped

Imagem: artur84/ freedigitalphotos.net

2. Tratamento de infecções da fele e fungos

Para tratar de infecções na pele ou fungos, o alho pode ser usado de maneira tópica diariamente. Aplique fatias de alho fresco sobre uma verruga regularmente (3-4 vezes ao dia) e surpreenda-se com a melhora! A verruga pode não desaparecer completamente, mas seu desconforto será suavizado.

3. Alho como antibiótico

Conforme mencionado acima, para usar alho como antibiótico, é melhor não consumi-lo regularmente. Pesquisas indicam que comer alho cru no início de uma intoxicação alimentar pode matar as perigosas bactérias e. coli, estafilococos e salmonella. Corte alho em fatias e beba num chá, sem limão mas com um pouco de mel. A intoxicação desaparecerá ou, pelo menos, ficará mais suave.

4. Para aqueles que não suportam o gosto de alho

Se você não for um grande fã do gosto do alho, existem alguns suplementos de alicina que podem ser comprados e guardados para consumo. É importante lembrar, entretanto, que a potência da alicina depende de sua preparação, podendo ser transformada em outra substância química rapidamente. Por esta razão, é bom comprar a versão mais natural da alicina que puder ser encontrada, ou enfrentar o gosto do alho cru apenas quando estiver doente.

5. Repelente contra insetos

Outra forma de utilizar o alho faz recordar a história do mito do vampiro. Esfregar alho sobre a pele não apenas previne infecções por fungos ou bactérias, como também espanta mosquitos e outros insetos indesejáveis com bastante eficácia. Uma aldeia na Índia usa apenas alho para afugentar o mortal mosquito transmissor da malária, atestando a sua eficiência como repelente natural. Só é necessário ignorar o odor forte!

O alho pode ser empregado de várias maneiras para tratar e prevenir diversas doenças. Como diz a lenda popular, é a solução milagrosa da natureza para manter o que é ruim bem longe.

Fonte: Jakub C.

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s