15 ALIMENTOS QUE DEVE INGERIR NA PRIMAVERA.

A chegada da nova estação traz com ela novas frutas e novos vegetais da época. Saiba quais são os ingredientes que devem integrar a sua alimentação nos meses que antecedem o verão.

Fonte de vitaminas, caroteno, fibras e minerais, a cenoura pode ser consumida em sopas e purés nos dias mais frios e em saladas e sumos nos dias mais quentes.
Apesar de ser um dos frutos vermelhos com maior quantidade de açúcares, a cereja é rica em vitaminas e potássio. Ingerida em grandes quantidades dificulta o processo digestivo, pelo que o seu consumo deve ser moderado.
As vitaminas, os minerais, as fibras e os oligoelementos presentes na cabeça de nabo tornam-no imprescindível nesta lista.
A cavala, um peixe rico em ómega 3, é uma boa fonte de fósforo, magnésio e selénio.
Pouco calórico e rico em fibras, tem uma versatilidade surpreendente. Pode ser consumido cru ou cozinhado. Fornece vitamina C e ácido fólico e facilita o trânsito intestinal.
Existem no mercado mais de 600 variedades de morango, um fruto típico da primavera particularmente rico em vitamina C.
O aporte em vitaminas e minerais da alcachofra, um vegetal alcanino, é considerável. Tem reconhecidas propriedades antioxidantes.
Rica em vitamina C e em vitamina A, a toranja, além de ser um poderoso antioxidante, tem também muitas propriedades depurativas, sendo um fruto muito usado nas dietas que antecedem a chegada do verão.
Com a primavera, chegam as batatas novas, mais suaves, saborosas e macias. Uma porção de 100 g de batatas cozidas fornece, em média, 25 a 35 mg de vitamina C, cerca de um terço das necessidades diárias
Rica em vitamina 12 e em zinco, a carne de borrego, sobretudo a mais magra, reforça o sistema imunitário. Contém fósforo e ferro, que melhora o processo de oxigenação do organismo.
Uma das maiores fontes de vitamina C, o quivi é um dos frutos a considerar nesta época. Comer dois à sobremesa é o suficiente para cobrir a totalidade das necessidades diárias deste mineral.
Selénio, zinco e vitamina B12 são algumas das vantagens nutricionais da sapateira, um marisco que deve consumir preferencialmente sem molhos.
Apesar de ser um alimento muito calórico, que deve ser consumido com muita moderação, o queijo de pasta mole é fonte de cálcio e vitamina e melhora o funcionamento dos ossos.
Podendo ser consumido cozinhado ou em cru, o ruibarbo é muito rico em vitamina C, minerais e fibras.
Rica em vitamina C, vitamina E, ómega 3 e oligoelementos, microminerais essenciais, a azeda é muito consumida nalgumas regiões do país.
Sapo saude.

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