Bruxelas diz que Banif tentou venda separada do ‘banco bom’ e ‘banco mau’ em Novembro.

“O processo de venda conduzido pelo Banif também incluía o ‘carve-out’ [separação] dos activos problemáticos. Este processo foi lançado a 10 de Novembro de 2015, com a abertura de um espaço virtual de dados a 11 de Novembro. Até 30 de Novembro, 24 potenciais investidores assinaram o acordo de confidencialidade”, adiantou a Comissão Europeia.

Alguém anda a mentir!!!

O Banif lançou em Novembro do ano passado dois processos de venda distintos, um relativo aos activos bons do banco, que atraiu sete investidores, e outro sobre os activos problemáticos, que contou com 24 interessados, segundo a Comissão Europeia.

“Tal como foi comunicado por carta enviada pelo Banco de Portugal à Comissão a 26 de Novembro de 2015, o Banif já tinha iniciado um processo de vendas acelerado que estava a ser exigido pelo Banco de Portugal, como resposta ao facto de o capital do banco estar a cair para níveis abaixo das exigências mínimas legais”, lê-se na decisão da Comissão Europeia relativa às ajudas estatais no âmbito da resolução do Banif.

O documento é datado de 21 de Dezembro de 2015 e assinado pela comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, sendo dirigido ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, tendo sido hoje disponibilizado por Bruxelas na sua página da internet apenas na versão em inglês.

“O processo de venda do ‘banco limpo’ foi lançado com um primeiro contacto formal com potenciais investidores a 23 de novembro. Sete investidores interessados assinaram o acordo de confidencialidade. O memorando informativo foi partilhado a 27 de novembro de 2015, juntamente com a abertura de um espaço virtual de dados” financeiros do Banif, revelou a Comissão Europeia.

“O processo de venda conduzido pelo Banif também incluía o ‘carve-out’ [separação] dos activos problemáticos. Este processo foi lançado a 10 de Novembro de 2015, com a abertura de um espaço virtual de dados a 11 de Novembro. Até 30 de Novembro, 24 potenciais investidores assinaram o acordo de confidencialidade”, adiantou.

E realçou: “A Comissão só foi informada sobre os detalhes dos esforços das vendas em curso depois dos factos”.

Bruxelas sublinhou que “o objectivo desta abordagem de vendas dupla, de acordo com o Banif e os seus assessores, foi aumentar o apetite do mercado tanto para o Banif, como para o portefólio de activos problemáticos, tendo em conta o facto de as actividades bancárias tradicionais e a gestão de activos problemáticos normalmente atrair diferentes tipos de investidores”.

Conforme vincou a Comissão Europeia, “o Banif afirmou que vendendo separadamente os ativos problemáticos e o ‘banco limpo’, mais compradores potenciais

poderiam ser atraídos e melhores propostas seriam recebidas para as partes separadas”.

Bruxelas destacou que “embora a venda prevista parecesse incluir recursos estatais, o Banif conduziu o processo sob a suposição de que o Estado interveio como um investidor numa economia de mercado, isto é, em termos e condições equivalentes que um investidor privado estaria disposto a aceitar”.

Nesta base, e com base na estimativa de que o valor injectado pelo Estado na transação seria compensado pelo regresso desse mesmo valor aos cofres estatais como resultado das vendas, “o Banif considerou que a venda que estava a tentar consumar não implicava novas ajudas estatais”, assinalou a Comissão Europeia.

“O prazo para as ofertas vinculativas pelo ‘banco bom’ serem recebidas foi fixado em 15 de Dezembro de 2015. Face à inexistência de ofertas adequadas a essa data, Portugal notificou [Bruxelas] sobre a resolução do Banif”, rematou.

Economico-22-04-201

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s