Até onde podem actuar as universidades?

Ministro quer afastar comissões de praxe e pôr cientistas a receber alunos.

Manuel Heitor escreveu carta a todas as instituições de ensino superior criticando “abuso e humilhação” nas praxes e pedindo iniciativas alternativas de recepção aos novos alunos

Numa das passagens da carta que enviou às instituições de ensino superior, o ministro Manuel Heitor defende que as praxes violentas devem ser “combatidas por todos, independentemente do local de ocorrência”, mas as universidades e politécnicos “não têm capacidade de actuação” fora dos seus edifícios, contrapõe o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Cunha.

Várias universidades, entre as quais a do Minho, de que Cunha é reitor, têm proibido nos últimos anos a realização de praxes no interior das suas instalações, mas os estudantes têm continuado estas práticas nas zonas envolventes aos pólos universitários. O presidente do CRUP concorda com o ministro quando este diz que o comportamento dos alunos fora dos recintos universitários “atinge a credibilidade das instituições”, mas assume a discordância quando à capacidade de actuarem fora dos locais que gerem.

“Estamos limitados”, sublinha António Cunha.

Legalmente, as instituições têm apenas autoridade sobre os edifícios e espaços que lhe pertencem. Mas para o ministro o facto de eventuais episódios de violência nas praxes acontecerem foram dos edifícios das instituições “não pode ser usado para desresponsabilizar as instituições”. Universidades e politécnicos “são sempre responsáveis pelo que acontece envolvendo os seus estudantes”, defende Heitor.

PÚBLICO, TER 6 SET 2016

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s