Rui Machete

Conheci -o bastante mal. Ponho -o aqui porque, no dia 19 de Junho de 1984, me ligou inesperadamente, pedindo -me para nos encontrarmos em casa dele, às Avenidas Novas (para os lados da Avenida de Roma), e não no Ministério da Justiça, que ele tutelava.

O que se passaria? Nesse dia tinha havido uma grande operação — a Operação Orion — contra as FP -25, uma organização terrorista, e o ministro queria dar -me todos os pormenores para publicação no Expresso, mas em sigilo. Daí o encontro ser em sua casa.

Ouvi -o durante bastante tempo, e concluí que a operação não teria tido o êxito que ele pretendia. Uma organização clandestina e terrorista dificilmente seria, achava eu, decapitada por uma operação policial de grande envergadura (onde havia muita gente envolvida, sendo muito difícil guardar segredo a seu respeito).

Verifiquei depois, porém, ter -me enganado. As FP -25 tinham sido mesmo desmanteladas e nunca mais tiveram actividade visível, para lá de uma ou outra acção esporádica desgarrada. Registei entretanto a confiança do ministro em mim para me confiar os segredos da operação.

Pouco depois, Machete substituiria Mota Pinto na liderança do PSD — e passaria de ministro da Justiça a vice -primeiro –ministro do bloco central. Aí, escrevi um artigo chamado Um líder passageiro, que se revelaria certeiro: ele estaria como líder do partido uns curtos meses.

Só me voltei cruzar com Rui Machete muito mais tarde, quando a FLAD, a que ele presidia, estabeleceu um protocolo com o Sol. E, finalmente, entrevistei -o nas Necessidades como ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Pedro Passos Coelho, em 2014. É um senhor, bem preparado mas sem o rasgo de um grande político. Mas também é verdade que não apostou todas as cartas na política, mantendo sempre o seu escritório de advogado.

Eu e os políticos

JAS

Deixar uma resposta. Leave a reply.

