Subida dos juros é efeito “temporário”, garante Mário Centeno.

Ministro das Finanças está “esperançado” de que os “ratings” vão subir, o que irá permitir atrair mais investidores para a dívida nacional. IGCP deverá avançar com emissão de dívida “a breve trecho”.

Mário Centeno diz que a subida recente dos juros da dívida pública no mercado é um “efeito temporário” e está “esperançado” de que os ratings vão subir e, daí, será possível atrair mais investidores para a dívida portuguesa. O responsável acredita que irá haver uma emissão de dívida “a breve trecho”.

Em entrevista à Reuters, onde também falou do Novo Banco, Centeno foi questionado sobre a subida dos juros da dívida portuguesa, que atingiram o patamar dos 4%, para o prazo a dez anos na semana passada. Para o ministro, trata-se de um agravamento “temporário” que resulta de factores como a incerteza no plano internacional e a reduzida liquidez nos mercados, e mostra confiança de que os fundamentos da economia portuguesa estão mais fortes.

“Obviamente vemos esta subida (das yields) como temporária associada a factores muito específicos de incerteza (externa) e de baixa liquidez de mercado (de final de ano)”, adiantou Centeno.

Eu acho que os fundamentos da economia portuguesa aproximam-na de outras economias que têm taxas bastante mais baixas do que as nossas e eu acho que esse é um movimento (de correcção) natural”.

O ministro admite que o Tesouro pode avançar com uma emissão sindicada de dívida pública em breve, defendendo a importância de atrair uma base mais alargada de investidores, ainda que reconheça que para isso será necessário uma melhoria nos ratings de Portugal.

Entre as agências de rating reconhecidas pelo BCE, Portugal tem apenas um rating acima de lixo — o da canadiana DBRS. No que diz respeito às três maiores agências, a dívida portuguesa tinha um rating que parecia caminhar para sair de lixo, o da Fitch, mas a perspectiva positiva caiu para estável em Março do ano passado.

http://observador.pt/2017/01/10/subida-dos-juros-e-efeito-temporario-garante-mario-centeno/

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s