Atenção ao bolor nas frutas e pão!

É importante ler!!!

Quantas vezes vemos fruta com um bocado podre ou “tocada”, com um bocadinho de bolor a começar a desenvolver. Muitas pessoas têm o hábito de cortar a parte podre e comer o resto. E como no sabor não sentem diferença, assumem que não correm qualquer risco para a saúde.

Isto é errado.

Quando os fungos se desenvolvem, e começamos a ver o bolor no exterior da fruta, não vemos que micro estruturas do fungo denominadas de hifas, estão espalhadas pelo o resto do fruto, como se fossem raízes.

Podemos pensar que há comidas onde o bolor faz parte do alimento, como em certos queijos, mas mesmo esses podem serem afectados por bolor “selvagem” que não faz parte do bolor que dá o sabor ao queijo. A diferença entre estes alimentos é a densidade. Alimentos densos e duros como os queijos, impedem que o bolor se espalhe com facilidade para o seu interior, e assim podemos cortar a parte afectada e em principio não haverá qualquer problema. No caso de alimentos moles e porosos, como é o caso das frutas e vegetais e pão, cortar a parte afectada com bolor apenas retira o perigo que conseguimos ver a olho nu. Os fungos que podem encontrar-se dentro dos alimentos e que não conseguimos ver, podem trazer uma serie de problemas e riscos para a saúde, como problemas respiratórios, alergias e mesmo aumentar o risco de cancro.

Portanto se tiver fruta, vegetais ou mesmo pão com bolor, não arrisque e deite fora a sua totalidade.

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s