Mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica estavam aptos para trabalhar.

Como??? Há algo errado com esta gente.

Um em cada cinco trabalhadores com baixa médica, no ano passado, estavam aptos para trabalhar, revela o Ministério da Segurança Social.

Segundo afirmou o gabinete da secretária de Estado Cláudia Joaquim à TSF, em 2016 houve um reforço da ação das juntas médicas da Segurança Social, incluído no plano de combate à fraude e evasão das contribuições e prestações.

Assim, foram convocados para ações de verificação 21 mil trabalhadores com baixa médica, a receberem subsídio por doença. Cerca de 16% não compareceu por já ter regressado ao trabalho ou apresentado justificação.

A inspeção extraordinária teve como alvo os trabalhadores que há 40 ou mais dias não eram sujeitos a qualquer exame por parte do Serviço de Verificação de Incapacidades Temporárias – que avalia o grau de incapacidade do trabalhador.

Entre os 17.518 beneficiários do subsídio de doença avaliados, 21% – cerca de 3.735 trabalhadores – foram considerados capazes de trabalhar, pelo que deixaram de receber o subsídio, destaca a TSF.

Este número aumenta para 56 mil se forem consideradas todas as avaliações que ocorreram em 2016. Das 262 mil inspeções realizadas, concluiu-se que 22% dos trabalhadores com baixa médica estariam aptos para o trabalho.

O reforço das fiscalizações é uma das prioridades do Governo para o futuro, tendo em conta que o número de baixas por doença tem vindo a aumentar nos últimos anos – e, consequentemente, os gastos do Estado em subsídios e apoios às famílias.

Desde 2009 que não havia tantas pessoas de baixa médica, quase 600 mil, o que levou o Estado a pagar mais de 450 milhões de euros em subsídios.

ZAP //

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s