Bastonário da Ordem dos Médicos alerta para o “negócio milionário” da Saúde 24

Um dia antes das eleições que vão escolher o seu sucessor, José Manuel Silva denuncia a linha de apoio como sendo um “negócio milionário” e um “desperdício”, comparando com a situação no SNS, onde “quase tudo falta”.

Num texto publicado esta quarta-feira na sua página do Facebook, o bastonário da Ordem dos Médicos denuncia para o facto da linha Saúde 24 ser um “negócio milionário”.

“Por cada ‘chamada resolvida’ na Linha Saúde 24, em que um telefone atende o contactante com base num rígido e singelo algoritmo, o Estado paga 16 euros à empresa que explora este milionário negócio (um valor imenso, mesmo considerando os custos fixos da empresa)”, começa por dizer José Manuel Silva.

“Quando marcam doentes em atendimento complementar nos períodos de gripe, as administrações marcam-nos de 10/10 minutos, o que significa que cada consulta médica vale 2,5 euros brutos (1,25 euros líquidos). Ou seja, uma avaliação e verdadeira resolução do problema dos doentes, com imensa responsabilidade, vale, para o Estado, 2,5 euros, enquanto um telefonema vale 16 euros!!!“, alerta o bastonário.

“Porque não paga o Ministério da Saúde metade destes 16 euros por cada telefonema feito para os Centros de Saúde, onde o utente é atendido pelo seu enfermeiro e/ou médico de família e o seu problema efectivamente resolvido? Seria uma forma de financiar o SNS em vez de alimentar um negócio telefónico privado. Comparando com o valor/hora de um enfermeiro, o custo de cada telefonema (que pouco ou nada resolve…) é uma vergonha“.

“Para o protocolo da Linha Saúde 24h dizer a um doente para ir à urgência, cobra 12 euros por telefonema, ao médico Interno que observa e trata o doente na urgência, assumindo uma enorme responsabilidade no diagnóstico e na prescrição, o Ministério da Saúde paga 5 euros líquidos/hora… O negócio da Linha Saúde 24 é um escândalo e um imenso desperdício, enquanto nos Centros de Saúde/Urgências/SNS (quase) tudo falta”, conclui.

A denúncia do bastonário é feita um dia antes das eleições que vão escolher o seu sucessor.

ZAP //

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s