Pobres e velhos do Brasil ficaram “sem passaporte para o futuro”

É interessante saber o que esta Srª tem para dizer, pois enquanto presidente do Brasil SEMPRE desrespeitou Portugal. Quem a convidou TEM a obrigação de saber isso, mas as razões do convite serão as expressas ou serão outras?

Dilma Rousseff está em Lisboa para uma conferência sobre “Neoliberalismo, desigualdade, democracia sob ataque”, mas antes elogiou o acordo parlamentar em Portugal como “uma referência e um exemplo”.

Duas ou três piadas não chegaram para Dilma Rousseff disfarçar a irritação que trouxe do Brasil gravada no olhar, mas também ninguém estava ali à espera de um espectáculo de comédia.

Ontem, na véspera de abrir o Ciclo de Conferências do Teatro da Trindade, em Lisboa, a ex-Presidente brasileira passou pela Fundação José Saramago para uma conversa com jornalistas que mais pareceu uma aula de anatomia com a dissecação de um “golpe parlamentar”.

Dilma veio a Portugal para falar sobre “Neoliberalismo, desigualdade, democracia sob ataque”, e, se a conferência de imprensa for um cheirinho do que se puder ouvir hoje, a Presidente destituída vai apresentar uma parte da sua autobiografi a política, pelo menos aquela que tem preenchido os dois últimos anos.

A aula começou com uma longa descrição do que aconteceu no Brasil político segundo o olhar da sua mais importante protagonista nos últimos meses. Logo à primeira pergunta, sobre uma possível infl uência do machismo e da misoginia no seu afastamento, Dilma Rousseff não perdeu tempo e foi por ali fora ponto por ponto: “Eu diria que foi um dos ingredientes, não o único ingrediente, mas certamente um dos ngredientes.

O meu processo de afastamento foi um golpe parlamentar.” Estava lançado aquele que seria o único tema, se ninguém se tivesse lembrado de fazer uma pergunta sobre o acordo parlamentar em Portugal….

alexandre.martins@publico.pt

Público • Quarta-feira, 15 de Março de 2017 • 27

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s