Bolor em casa: como se forma e como o eliminar para sempre

Nada de desesperar, é, de longe, o único com problemas de bolor em casa. É algo até de bastante comum dentro das casas. Claro que, não é bonito, nem saudável. Por isso, é fundamental encontrar soluções para o eliminar e o irradiar de vez! Não queremos mais manchas de bolor nas nossas paredes, tetos, móveis e roupas.

Mas antes de limpar o bolor da sua casa, perceba como se forma, de forma a não voltar mais. Como se diz, o problema precisa de ser “cortado” pela raiz. Veja então, as várias dicas que temos para si, neste livro de ideias. Serão, com certeza, de uma grande ajuda.

Quais são as causas do bolor?

homify / press profile homify: Parede e piso por press profile homifyCertamente que já se questionou mil vezes sobre as razões de ter bolor em casa, a verdade é que a resposta pode ser diversa, já que existem vários fatores.

– A sua casa poderá ser muito húmida e pouco ventilada, sendo que a época mais fria e húmida do ano, é propícia a este crescimento de bolor. A humidade do ambiente não deve exceder o 55%, pois ao atingir este nível criará condensação no teto, parede, janelas, provocando num espaço de tempo curto, fungos, manchas e bactérias.

– Uma pintura desadequada poderá acelerar o desenvolvimento de fungos.

– Limpar várias paredes com o mesmo pano e a mesma água. Como sabe, o bolor é um fungo e se limpar várias superfícies com o mesmo material acabará por espalhar essa bactéria por todo o lado. 

– Falta de limpeza e manutenção.

– Se a sua casa for localizada num piso térreo, acima de caves ou por baixo de terraços, terá maior probabilidade de criar bolor nas paredes.

Quais são os perigos do bolor para a sua saúde?

homify / press profile homify: Casas de banho modernas por press profile homifyÉ verdade, o bolor prejudica a sua saúde, sendo esta questão muito mais importante que o lado estético. Neste sentido é fundamental irradiá-lo da sua vida, para o seu bem-estar e de todos que habitam a sua casa.

O bolor pode causar sérios problemas respiratórios, nomeadamente crises de asma, alergias respiratórias e infeções. Sendo que a baixa imunidade das crianças aumenta a probilidade de ficarem com problemas respiratórios. Por outro lado, quem já sofre de asma ou de outros problemas respiratórios pode agravar o diagnóstico.

Além disso, problemas como dores de cabeça, fadiga e fraqueza podem estar associados ao bolor.

Produtos e técnicas caseiras para limpar o bolor

homify / press profile homify: Parede e piso por press profile homify

Pode eliminar o bolor da sua casa, pondo em prática técnicas profissionais ou caseiras. Claro que, se o problema for realmente grave e alarmante, ou se não puder fazê-lo, aconselhamos o trabalho de profissionais competentes.

Com produtos que tem em casa, consegue fazer verdadeiros milagres:

– o limão – a acidez é perfeita para azulejos da casa de banho, por exemplo;

– o bicarbonato de sódio misturado com água;

– o vinagre branco (atenção deve ser o branco e não o tinto, nem o balsâmico)!;

– água com sal – ideal para roupas com manchas de bolor.

No caso do vinagre ou do bicarbonato de sódio pode colocar o líquido dentro de um pulverizador, aguardar que faça efeito e depois limpar. Atenção, recomendamos para trocar várias vezes a água e limpar bem a escova ou o pano. Limpe só a zona afetada, não deve espalhar, de forma alguma, o pano sujo.

A lixívia é, também, um produto muito eficaz no combate ao bolor. Caso opte por usá-la, ponha uma máscara, calce luvas e recubra o chão, para não manchar. 

Nota: No processo de limpeza, utilize sempre máscaras e luvas. Mantenha o ambiente arejado e afaste as crianças longe desta atividade.

Que cuidados devo ter para limpar o bolor, para não voltar a vê-lo?

homify / press profile homify: Parede e piso por press profile homify

Quantas vezes limpa-se o bolor da parede e na semana seguinte, novas manchas aparecem e em maior quantidade? Se for o caso é porque não usou os produtos adequados e não teve cuidado no processo de limpeza. Como já referimos, limpar várias superfícies com a mesma água suja ou com o mesmo pano, só piorará a situação. O fungo irá espelhar-se e é como uma praga.

Depois de limpar o bolor, deve também ter alguns cuidados de modo a não vê-lo mais. É importante arejar o espaço, abrir as janelas todos os dias, deixar entrar a luz natural, comprar um desumidificador, mas se o problema persistir veja a nossa última dica. 

Melhorar o isolamento e apostar em tintas próprias

homify / press profile homify: por press profile homify

Se o problema de bolor persistir em sua casa deve remediar o problema na raiz.

Como?

Deve verificar se há problemas de infiltrações; talvez deve alterar as janelas ou pintar as paredes e o teto com uma tinta anti-fungos.

http://www.msn.com/pt-pt/lifestyle/vida/bolor-em-casa-como-se-forma-e-como-o-eliminar-para-sempre/ar-BBycW0O?ocid=spartanntp#page=5

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s