Apontamentos notáveis para ter mais sucesso no estudo

Sentar-se a estudar pode parecer uma tarefa aborrecida, e muito demorada, mas com um toque de cor e algumas novas e divertidas formas de aprender, poderá estar a caminho do sucesso nos exames.

A parte mais complicada de rever a matéria é, muitas vezes, aprender como tirar bons apontamentos ou anotações. Se não forem claros, concisos e não tiverem detalhes suficientes, pode ficar com falhas naquilo que necessita de memorizar. Melhorar a capacidade de tirar bons apontamentos pode ajudar muito no futuro, e poderá até tornar-se em algo divertido. Para além disso, é também muito útil quando se tem que estudar para os exames.

Ficam alguns truques e dicas para tornar o processo de fazer resumos mais agradável.

Destacar o que é relevante" width=

Quando se trata de fazer resumos, os marcadores fluorescentes são imprescindíveis para sublinhar a informação mais importante. Datas, horários e estudos podem ser destacados com um esquema de cores, de modo a estimular visualmente o processo de revisão e estudo. As cores também ajudam a lembrar-se mais facilmente de algo, por isso, utilizar cores diferentes nos seus apontamentos pode ser uma técnica de estudo bastante útil.

Estruture as suas ideias

" width=

Se está à procura de maneiras mais criativas para tirar apontamentos ou escrever resumos, fazer gráficos ou estruturar as suas ideias num cronograma, estas podem ser formas muito úteis de passar ideias diferentes para o papel. Além de rever toda a informação que necessita, também adiciona várias cores e imagens que ajudam no processo de aprendizagem e mantêm a mente ocupada.

Comece por escrever o tópico no centro da página e desenhe linhas para fora. Adicione informação mais específica no fim de cada linha e continue o processo até ter tudo o que necessita.

Use e abuse dos post-its" width=

Permitindo organizar, não só os apontamentos, mas também os seus pensamentos, post-its podem ser um bom auxiliar de estudo. Pode usá-los para criar diagramas maiores, ou apenas para resumir a informação de um determinado livro.

Podem também ser colados em qualquer lado – ajudando a aprender  e estimular ideias por onde passar, seja pela casa toda, ou até mesmo na sala de aula. Podem ser também bastante úteis para marcar páginas específicas que precise de consultar mais tarde.

Faça alguns desenhos" width=

Apesar de muitas vezes parecerem apenas  rabiscos ao acaso, está comprovado que fazer alguns desenhos ajuda na concentração e a reter informação. Juntar uma pequena ilustração ou desenho ao seu resumo pode ser uma boa forma de tornar a informação mais interessante e apelativa, ajudar a compreender coisas mais complexas e melhorar a capacidade de memorização.

Experimente usar canetas de cores diferentes para os desenhos, e faça-os de acordo com o que estiver a ler. Não é necessário ser um Picasso – é apenas um desenho que o vai ajudar no estudo.

Existem várias maneiras de tornar o estudo mais divertido e fácil de recordar. Fazendo pequenas alterações como introduzir cores diferentes ou colocar um post-it, vão tornar o estudo mais visualmente apelativo. Melhorar a capacidade de tirar apontamentos irá também contribuir para o seu sucesso nos estudos.

Anúncios

Deixar uma resposta. Leave a reply.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s